domingo, 16 de setembro de 2007

leucemia mielóide crônica

O que é a leucemia mielóide crônica?
A leucemia mielóide crônica (LMC, também chamada de leucemia mielógena crônica) é uma doença que acomete um maior percentual de adultos, sendo rara em crianças. Ela responde por menos de cinco por cento de todos os casos de leucemia infantil.

É caracterizada por um aumento do baço, uma alta contagem da maioria dos neutrófilos e outros tipos de granulócitos, e uma alta contagem de plaquetas.

Normalmente, as células da medula óssea denominadas blastos, ao amadurecer se transformam em diversos tipos de glóbulos, os quais possuem funções específicas no corpo. A LMC afeta os blastos que estão se transformando em glóbulos brancos do tipo granulócitos. Estes blastos não amadurecem e se multiplicam, migrando para o sangue.

Alguns sintomas da LMC são fadiga, fraqueza, dores de cabeça, irritabilidade, febre, suor noturno e perda de peso. Alguns pacientes não apresentam sintomas, e o câncer é diagnosticado após um exame de sangue rotineiro solicitado por outras razões. Não há anemia severa ou tendência à hemorragia neste caso.

Em mais de 90 por cento de pacientes com LMC, a análise das células da medula óssea mostra uma anormalidade genética chamada de cromossomo Filadélfia. Este cromossomo contém uma "translocação", ou mudança de material genético, envolvendo os cromossomos 9 e 22, abreviados como t(9;22).
Geralmente este cromossomo não desaparece, mesmo depois do tratamento.